Orientações Gerais

Regulamentação no Brasil

As técnicas relacionadas no item anterior constam no Consenso Brasileiro Multissocietário em Cirurgia da Obesidade. Todas são atualmente reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), recomendadas mundialmente e seus resultados e riscos estão disponíveis em consistentes publicações médicas científicas. Podem ser realizadas por laparotomia (cirurgia aberta) ou videolaparoscopia (cirurgia menos invasiva).

Os demais procedimentos e técnicas cirúrgicas para o controle da obesidade não relacionados no Consenso Bariátrico não apresentam indicação atual de utilização ou encontram-se em fase de estudos. Até o momento, não apresentam documentação científica consistente que permita sua realização fora de protocolos de pesquisa devidamente regulamentados pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

O paciente que tenha indicação para cirurgia bariátrica deve conversar com o médico que já o acompanha e, ao tomar a decisão, procurar um profissional habilitado e com experiência comprovada nessa área, evitando aqueles que pratiquem técnicas não aprovadas pelo CFM ou que prometam soluções milagrosas.

Como chegar

Avenida Iguaçu, 1236 – Centro – Curitiba
De segunda a sexta-feira das 08:00 as 18:00.


  • Assine nossa Newsletter

  • Avenida Iguaçu, 1236 – Curitiba – (41) 3259.6619. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 08:00 as 18:00.  Explay

    Diretor Técnico : Dr. Gustavo Rodrigues Alves Castro - CRM 22726/PR