Orientações Gerais

Pós-Operatório

O paciente deve fazer consultas e exames laboratoriais periódicos no pós operatório, conforme o tipo de cirurgia e as rotinas estabelecidas pela equipe responsável. O cirurgião e a equipe multidisciplinar, o paciente ou seus responsáveis, os familiares e as fontes pagadoras públicas e privadas devem se assegurar de condições para seguimento pós-operatório adequado. Comorbidades devem ser acompanhadas, quando houver necessidade, pelos respectivos especialistas.

Nas operações realizadas por videolaparoscopia, o período pós-operatório costuma ser tranquilo, com pequeno desconforto nos locais das incisões. É muito importante salientar que a dieta líquida deve ser seguida rigorosamente nos primeiros 10 dias. Após esse período, haverá nova orientação nutricional com evolução da dieta. Em decorrência da restrição gástrica, mínimas quantidades de alimento várias vezes ao dia são suficientes para gerar saciedade plena. Em média, o paciente deve consumir entre 250g a 400g por refeição.

Algumas reações que podem ocorrer no pós-operatório são desnutrição, fezes de forte odor e diarreias, quase que exclusivamente naqueles submetidos ao duodenal switch, que é uma operação que privilegia a má absorção de alimentos. Nas operações abertas recomenda-se ao paciente uso da faixa abdominal, atividade física, complemento vitamínico e substituição de anticoncepcionais por preservativos. Mais raramente, a cirurgia pode gerar complicações como infecção, tromboembolismo (entupimento de vaso sanguíneo), deiscências (separações) de suturas, fístulas (desprendimento do grampo), obstrução intestinal, hérnia no local do corte, abscessos (infecções internas) e pneumonia. Sintomas gastrointestinais podem aparecer após a refeição. Os pacientes predispostos devem ter alguns cuidados como reduzir o consumo de carboidratos, comer mais vezes ao dia, mas em pequenas quantidades e evitar a ingestão de líquidos durante as refeições.

Alguns pacientes podem necessitar de cirurgias plásticas após a cirurgia bariátrica para remoção do excesso de pele. Nesse caso, as plásticas são consideradas cirurgias reparadoras, não estéticas.

Como chegar

Avenida Iguaçu, 1236 – Centro – Curitiba
De segunda a sexta-feira das 08:00 as 18:00.


  • Assine nossa Newsletter

  • Avenida Iguaçu, 1236 – Curitiba – (41) 3259.6619. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 08:00 as 18:00.  Explay

    Diretor Técnico : Dr. Gustavo Rodrigues Alves Castro - CRM 22726/PR