Orientações Gerais

Porque é tão difícil perder peso

Uma das poucas certezas a respeito da doença é que o indivíduo desenvolve as células do tecido adiposo ainda na infância. Depois disso, elas só incham e desincham, conforme se engorda ou emagrece, mas estão e sempre estarão presentes em seu corpo – não há retorno. Isso leva à situação atual em que a alimentação das crianças vem sendo supervisionada com preocupação crescente em algumas regiões. Uma alimentação rica em gorduras na infância fatalmente levará o indivíduo a desenvolver um número grande de células adiposas e estar fadado a lutar contra a balança para sempre.

Em relação aos adultos, ao se perceberem com excesso de peso, muitos tentam emagrecer sozinhos, cortando doces, apelando para dietas equivocadas e, não raro, partindo para a automedicação. O resultado é sempre insatisfatório, quando não causa o efeito oposto (engordar), além de colocar a saúde em risco. Dietas extremamente restritivas podem até dar resultado em curto prazo, mas a tendência natural é a pessoa recuperar os quilos perdidos quando voltar à alimentação normal.

A dificuldade que obesos têm para atingir e manter um peso normal é decorrência de fatores genéticos, alterações hormonais e questões comportamentais e psicológicas. O tratamento clínico com acompanhamento especializado é sempre a primeira indicação para uma perda de peso saudável e duradoura. A cirurgia chega como opção ao paciente com obesidade moderada a grave, quando houve falha do tratamento clínico e as doenças associadas ao excesso de peso começam a ameaçar a saúde.

Como chegar

Avenida Iguaçu, 1236 – Centro – Curitiba
De segunda a sexta-feira das 08:00 as 18:00.


  • Assine nossa Newsletter

  • Avenida Iguaçu, 1236 – Curitiba – (41) 3259.6619. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 08:00 as 18:00.  Explay

    Diretor Técnico : Dr. Gustavo Rodrigues Alves Castro - CRM 22726/PR