Orientações Gerais

O que faz uma pessoa engordar

Acreditar que o excesso de peso é mero desleixo, gula, falta de cuidado ou empenho faz parte de uma visão ultrapassada das causas da obesidade. Apesar de a adoção de hábitos alimentares adequados e de um estilo de vida saudável ser unanimidade entre os médicos para evitar o excesso de gordura corporal, está comprovado que a doença sofre influência de agentes que independem do modo de vida do indivíduo, como hereditariedade, fatores ambientais, biológicos e comportamentais. Além disso, situações como gravidez, estresse, uso de alguns tipos de medicamentos e mesmo o envelhecimento também podem levar à obesidade.

As causas mais comuns da obesidade são:

1. Alimentação em excesso

Sob esse aspecto, podemos afirmar que a obesidade  é uma doença da civilização. O homem primitivo não era obeso, pois se alimentava de sementes, raízes e frutas, e não dispunha destes alimentos o ano todo. Atualmente, temos à nossa disposição alimentos industrializados, muito palatáveis e altamente calóricos, considerados os grandes vilões causadores da obesidade. O fator psicológico também tem uma influência importante. Desde pequenos aprendemos que comida é “prêmio”, já que os fatos importantes da vida são comemorados com comida. Muitas vezes o individuo que está frustrado, estressado ou angustiado apela para a comida buscando uma compensação para o sofrimento.

2. Falta de atividade física

Existem dois tipos de atividade física: programada e não programada. A atividade física programada é aquela realizada na academia de ginástica e proporcionada pela prática de esportes em geral. Esse tipo de atividade física vem aumentando nos últimos tempos, mas apenas para uma pequena parcela da população. Já a atividade física não programada vem diminuindo na medida em que aumentam os confortos da vida moderna, como controles-remotos de TV, elevadores, automóveis, escadas rolantes etc., tornando o dia a dia do habitante das grandes cidades cada vez mais sedentário.

3. Tendência (fator genético)

A literatura médica internacional demonstra que quando os pais têm peso normal, 10% dos filhos são obesos; quando um dos pais é obeso, 50% dos filhos são obesos, e, quando ambos os pais são obesos, 80% dos filhos são obesos. Trabalhos feitos com famílias e gêmeos idênticos têm demonstrado que a genética é uma das causas fundamentais de incidência da obesidade.

4. Problemas glandulares

Alterações na função da glândula tireoide, das suprarrenais e na região hipotalâmica podem ser responsáveis pela obesidade. Não são as causas mais comuns do problema, mas devem ser sempre investigadas.

Como chegar

Avenida Iguaçu, 1236 – Centro – Curitiba
De segunda a sexta-feira das 08:00 as 18:00.


  • Assine nossa Newsletter

  • Avenida Iguaçu, 1236 – Curitiba – (41) 3259.6619. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 08:00 as 18:00.  Explay

    Diretor Técnico : Dr. Gustavo Rodrigues Alves Castro - CRM 22726/PR