Orientações Gerais

Indicações para Cirurgia

A cirurgia da obesidade é indicada para pacientes que se encaixam em parâmetros determinados de Índice de Massa Corpórea (IMC):

• acima de 40;

• entre 35 e 40 na presença de doença associada

Além disso, o paciente deve ter tentado perder peso pelo tratamento clínico convencional por pelo menos dois anos, sem sucesso. Essa exigência não se aplica a casos de pacientes com IMC maior que 50 e para pacientes com IMC entre 35 a 49 com doenças em evolução progressiva ou risco elevado. Não há restrições em relação à idade, para pessoas entre 18 e 65 anos. Em adolescentes e idosos, considerados casos de exceção, recomenda-se uma avaliação detalhada feita pelo cirurgião e por uma equipe multidisciplinar. A família deve acompanhar o paciente durante todo o período, especialmente na recuperação.

Diversos estudos no Brasil e no exterior têm comprovado ainda o benefício da cirurgia bariátrica para pessoas com IMC entre 30 e 35 na presença de diabetes. Pacientes nessas condições podem ser operados em casos especiais, sempre acompanhados por um endocrinologista.

A cirurgia é contraindicada em condições adversas como:

 

• limitação intelectual significativa em pacientes sem suporte familiar adequado;

• quadro de transtorno psiquiátrico não controlado, incluindo uso de álcool ou drogas ilícitas. No entanto, quadros psiquiátricos graves sob controle não contraindicam a cirurgia;

• doenças genética

Captura de Tela 2014-02-07 às 14.39.21

Como chegar

Avenida Iguaçu, 1236 – Centro – Curitiba
De segunda a sexta-feira das 08:00 as 18:00.


  • Assine nossa Newsletter

  • Avenida Iguaçu, 1236 – Curitiba – (41) 3259.6619. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 08:00 as 18:00.  Explay

    Diretor Técnico : Dr. Gustavo Rodrigues Alves Castro - CRM 22726/PR