Orientações Gerais

Doenças Associadas

Diabetes

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 246 milhões de pessoas, cerca de 6% da população adulta no mundo, sofrem de diabetes. No Brasil, estima-se que esse número seja 11 milhões. O Datasus mostra que o diabetes é a quinta causa de hospitalização e está entre as 10 maiores causas de mortalidade no pais.

A epidemia de diabetes tipo 2 está associada diretamente à obesidade. Estresse, hábitos alimentares ruins e vida sedentária são as principais causas da incidência da doença. Pessoas com excesso de peso têm risco três vezes superior ao de pessoas com peso normal de desenvolver diabetes. O aumento do tecido gorduroso, principalmente no abdômen, leva à produção exagerada de  substâncias que dificultam a ação da insulina. Assim, mesmo quem não é obeso, mas possui gordura abdominal em excesso, corre o risco de desenvolver a doença.

Hipertensão

O excesso de peso corporal está diretamente relacionado com a hipertensão arterial. Maus hábitos, como sedentarismo e consumo em demasia de alimentos açucarados e gordurosos, são determinantes para a obesidade e levam os níveis da pressão arterial a valores iguais ou maiores que 14 por 9, aumentando o risco de insuficiência cardíaca, fibrilação atrial e morte cardiovascular.

Estudos têm demonstrado que, ao reduzir o índice de massa corpórea, a cirurgia bariátrica tem impacto significativo na redução da circunferência abdominal, da pressão arterial, da frequência cardíaca e dos níveis do colesterol ruim (LDL), além do aumento do bom colesterol (HDL), o que se traduz na redução do risco cardíaco.

Problemas articulares (dores, hérnia de disco)

O excesso de peso causado pelo acúmulo de gordura no corpo sobrecarrega todo o organismo, mas a coluna vertebral é afetada de modo particular. Na pessoa obesa, o peso do corpo pressiona as vértebras e desgasta as articulações, podendo levar à hérnia de disco. É comum o paciente sofrer com dores na coluna e nas articulações dos membros inferiores, como joelhos e tornozelos. Ao reduzir o peso corporal é possível aliviar a carga sobre a estrutura óssea, suavizar as dores e minimizar a incidência de problemas articulares mais sérios.

Outras doenças (problemas pulmonares, cânceres)

A condição de obesidade severa está associada também a outros problemas de saúde, como dificuldades respiratórias e apneia do sono, risco aumentado de embolia pulmonar por alterações da coagulação sanguínea e até alguns tipos de câncer (útero, mama, intestino grosso). Vale ressaltar que a desnutrição também pode estar presente na obesidade. Muitas pessoas não fazem refeições saudáveis, substituindo-as por comidas gordurosas e frituras que não fornecem ao organismo os nutrientes necessários.

Como chegar

Avenida Iguaçu, 1236 – Centro – Curitiba
De segunda a sexta-feira das 08:00 as 18:00.


  • Assine nossa Newsletter

  • Avenida Iguaçu, 1236 – Curitiba – (41) 3259.6619. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 08:00 as 18:00.  Explay

    Diretor Técnico : Dr. Gustavo Rodrigues Alves Castro - CRM 22726/PR