Orientações Gerais

Doença Diverticular

DOENÇA DIVERTICULAR

1-   DIVERTICULOS : pequenas saculações do intestino.

16

PODEM TRAZER ALGUM PROBLEMA?

Os divertículos normalmente não trazem sintomas, porém podem gerar complicações como a diverticulite aguda ou sangramentos.

O QUE É DIVERTICULITE?

A diverticulite é a inflamação dessa pequenas saculações, ocorre quando há a obstrução desses orifício por fezes. É uma doença mais comum em pessoas acima de 50 anos e com histórico de constipação.

Manifesta-se como dores abdominais, normalmente localizadas no abdômen inferior e no lado esquerdo. Também pode apresentar febre, diarreia, náusea, vômitos e prostração.

O diagnóstico é feito através da avaliação médica, com ajuda de exames laboratoriais e tomografia computadorizada.

É também considerada uma situação de urgência, portanto é importante procurar tratamento médico imediato.

 

RADIOGRAFIA CONTRASTADA DEMOSNTRANDO DIVERTICULOS EM COLON

17

 

18

COMO É O TRATAMENTO?

Em pacientes com diverticulite aguda é necessário estabelecer a gravidade do caso, para determinar a forma de tratamento.

Na maioria dos pacientes, a doença é localizada e não apresenta sinais de complicação ou maior gravidade. Nesses casos o tratamento é clínico, através de uso de antibióticos específicos, dieta controlada e medicações para dor. Tal tratamento poderá ser realizado em casa ou no hospital.

Em casos mais graves, nos quais houve perfuração do divertículo ou existe pus no local é necessário tratamento cirúrgico. Cada situação deve ser avaliada pelo cirurgião, com ajuda dos exames realizados.

 

Como chegar

Avenida Iguaçu, 1236 – Centro – Curitiba
De segunda a sexta-feira das 08:00 as 18:00.


  • Assine nossa Newsletter

  • Avenida Iguaçu, 1236 – Curitiba – (41) 3259.6619. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 08:00 as 18:00.  Explay

    Diretor Técnico : Dr. Gustavo Rodrigues Alves Castro - CRM 22726/PR