Orientações Gerais

Complicações da Colelitiase

Além da dor, o cálculo pode ocasionar a inflamação da vesícula, uma situação que requer tratamento de urgência.A inflamação é geralmente causada pelos cálculos grandes, que obstruem a saída da bile da vesícula. Na inflamação aguda (colecistite aguda) as dores são intensas e não melhoram após medicação simples para dor. Nestas situações o ideal é procurar um pronto-socorro para melhor avaliação.Outra complicação é a pancreatite aguda que pode ser leve ou grave, e frequentemente é causada pelos cálculos pequenos. Nestes casos, o cálculo sai da vesicular biliar e migra pelo canal biliar (colédoco), passando próximo ao pâncreas e causando inflamação (pancreatite aguda). O cálculo pode ainda impactar no canal biliar (colédoco) causando inflamação (coledocolitíase) ou infecção (colangite). Nessas situações os principais sintomas são dores abdominais e icterícia.

img8

DIAGNÓSTICO

O melhor exame é a ecografia, para identificar a presença de cálculos na vesícula. Em casos de complicações, pode ser necessário tomografias de abdômen, ressonância magnética e endoscopia.

 

7

Imagem da vesícula biliar com cálculos em uma ecografia de abdômen.

TRATAMENTO

A única forma de tratamento definitivo é a retirada cirúrgica da vesícula (colecistectomia).

Em casos de complicações, pode ser necessário associar tratamentos com endoscopia para retirar os cálculos que migraram para o canal biliar (colédoco), antes ou após a cirurgia de retirada da vesícula.

Como chegar

Avenida Iguaçu, 1236 – Centro – Curitiba
De segunda a sexta-feira das 08:00 as 18:00.


  • Assine nossa Newsletter

  • Avenida Iguaçu, 1236 – Curitiba – (41) 3259.6619. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 08:00 as 18:00.  Explay

    Diretor Técnico : Dr. Gustavo Rodrigues Alves Castro - CRM 22726/PR