Orientações Gerais

Cálculo na Vesicula Biliar

A vesícula biliar é um órgão localizado no lado direito do abdômen,  logo abaixo do fígado e ao lado do estômago. A função da vesícula biliar é armazenar a bile, que é produzida no fígado, e ajuda na digestão dos alimentos (principalmente alimentos gordurosos).O cálculo na vesícula, colelitíase ou pedra na vesícula é encontrado em cerca de 10% das pessoas, sendo mais comum em pacientes com histórico familiar, em mulheres, em situações de ganho ou perda de peso importante e em outras situações especiais.Localização da vesícula logo abaixo do fígado.

8

 

FORMAÇÃO DO CÁLCULO NA VESÍCULA

A bile é produzida no fígado e eliminada no intestino, cuja função é participar da digestão de alimentos gordurosos. Ela contém várias substâncias, como colesterol e pigmentos (sais biliares). Quando existe um desequilíbrio dessas substâncias, elas podem se depositar na parede da vesícula. Com o passar dos meses e anos, estes depósitos se unem e formam os cálculos.

9

–       Cálculos em uma vesícula retirada por cirurgia.

 

SINTOMAS

Os sintomas podem ser crônicos (aparecendo algumas vezes, durante semanas ou meses) ou agudos (mais intensos e acontecendo durante horas)

• Dor abdominal no lado direito, geralmente tipo cólica, que ocorre na maioria dos casos após alimentação com altas concentrações de gordura ou durante a noite.

• Náusea e vômitos

• Desconforto abdominal
, sensação de plenitude ou de estômago cheio

• Em alguns casos pode se manifestar com amarelão (icterícia) , febre, urina escura (coluria) e fezes claras (acolia).

Como chegar

Avenida Iguaçu, 1236 – Centro – Curitiba
De segunda a sexta-feira das 08:00 as 18:00.


  • Assine nossa Newsletter

  • Avenida Iguaçu, 1236 – Curitiba – (41) 3259.6619. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 08:00 as 18:00.  Explay

    Diretor Técnico : Dr. Gustavo Rodrigues Alves Castro - CRM 22726/PR